XI Jornada Espacial

No período de 16 a 21 de novembro de 2014, o professor Iran Gadelha de Oliveira e a aluna Marcella Cristina da Silva Magalhães do 1º ano da ETRB, participaram da XI Jornada Espacial.

A Jornada espacial é promovida desde 2005 pela Agência Espacial Brasileira (AEB) ligada ao Ministério da ciência, tecnologia e Inovação para a divulgação dos temas: Satélites e plataformas espaciais; Veículos espaciais; Astronomia e Aplicações espaciais.

A aluna foi selecionada devido ao seu excelente desempenho (medalha de ouro) na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e com melhor aproveitamento na prova de Astronáutica.

Durante esses 5 dias, eles tiveram palestras sobre lançamento de foguetes e vários outros temas da área de engenharia espacial. Visitaram as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), Instituto tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) onde tiveram também observação noturna.