Atualidades

Afinal, por que o Brasil possui duas tensões elétricas?

Falta de regulamentação é o termo mais correto para justificar porque o Brasil possui duas tensões elétricas. Tudo iniciou há mais de um século quando começaram a serem instaladas as primeiras redes de energia elétrica no país e não havia uma regulamentação para o setor que estava surgindo. Na época, o governo possuía problemas maiores para se preocupar de que com qual tensão cada cidade brasileira ficaria. O então Imperador Dom Pedro II lutava para permanecer no poder e os abolicionistas juntavam forças para acabar com a escravidão.

Leia mais: Afinal, por que o Brasil possui duas tensões elétricas?

Fenômeno da super lua

O Fenômeno da Super Lua.

A super Lua ocorre quando temos a máxima aproximação da Terra com a Lua, junto com a Lua Cheia ou Lua Nova. Nesse sábado para domingo, mais especificamente à 00:33 de 06 de maio, a Lua atinge seu perigeu, ou seja, maior aproximação com a Terra. Sua distância será de 356.955km. Além disso, às 00:35 a Lua estará com 100% do seu disco iluminado, ou seja, entrará na sua fase cheia. A ocorrência desses dois fenômenos astronômicos contribui muito para apreciarmos uma Super Lua no céu e que poderá ser contemplado por todos os brasileiros.

Leia mais: Fenômeno da super lua

Os Supercondutores

A corrente elétrica durante o processo de transporte, que vai das usinas geradoras até os centros consumidores, sofre significativa perda de energia. Essa perda ocorre em razão da resistência elétrica dos fios condutores de eletricidade. Ocorre que boa parte da energia elétrica é transformada em energia térmica, sendo dessa forma dissipada para o meio ambiente. Como forma de diminuir essa perda de energia usa-se fios condutores com baixa resistência, como o cobre, por exemplo, e conduz a corrente sob alta tensão, mas mesmo assim em distâncias que ultrapassam 400 km as perdas ainda acontecem, podendo chegar até 20%. Em virtude disso, muitos cientistas buscam conseguir os chamados condutores ideais, aqueles que conduzem energia elétrica sem que ocorram perdas para o meio ambiente. Será possível conseguir esse tipo de condutor?

Leia mais: Os Supercondutores

Cientistas descobrem pista que pode confirmar existência da "partícula de Deus"

Cientistas anunciaram uma descoberta que os coloca mais próximos de provar a existência do misterioso bóson de Higgs, a chamada "partícula de Deus", supostamente responsável por conferir massa à matéria e que completaria a teoria de Albert Einstein sobre o universo.

Leia mais: Cientistas descobrem pista que pode confirmar existência da "partícula de Deus"

Marte pode já ter abrigado um oceano

Há muito tempo, aos olhos de muitos cientistas planetários, a superfície do hemisfério norte de Marte aparenta ter abrigado um oceano. Agora também “soa” da mesma forma.


Leia mais: Marte pode já ter abrigado um oceano

A Ciência da Glória

Um dos mais belos fenômenos na meteorologia tem uma explicação surpreendentemente sutil. Seu estudo também ajuda a prever o papel que as nuvens terão na mudança climática.

Num voo diurno escolha uma janela que permita localizar a sombra do avião nas nuvens; isso supõe deduzir a direção de deslocamento da aeronave em relação à posição do Sol. Se você tiver sorte, poderá ser recompensado com uma das mais belas visões meteorológicas: um halo multicolorido circundando a sombra. Seus anéis iridescentes não são os de um arco- íris mas um efeito diferente e mais sutil chamado glória. Esse efeito é mais marcante quando as nuvens estão mais próximas: neste caso o fenômeno domina todo o horizonte.

Leia mais: A Ciência da Glória

Os Números, Surpreendentes, de Mortes por Raios no Brasil

NO BRASIL OCORREM 132 MORTES POR ANO devido a descargas elétricas atmosféricas, os raios, o que nos coloca na quinta posição de fatalidade entre os países com estatísticas confiáveis. E a probabilidade de um homem ser atingido por uma dessas descargas, curiosamente, é dez vezes maior que a de uma mulher. Além disso, a probabilidade de ser vítima de um raio na fase adulta é o dobro da representada tanto por jovens quanto idosos. Viver na zona rural ou urbana também altera essas chances. Na área rural, a probabilidade de receber uma descarga é dez vezes maior.

Leia mais: Os Números, Surpreendentes, de Mortes por Raios no Brasil

Stephen Hawking completa 70 anos e mostra triunfo sobre a adversidade

Quando foi diagnosticado com a doença neurodegenerativa há quase meio século, ele recebeu uma previsão de poucos anos de vida, mas Stephen Hawking, um dos cientistas mais famosos do mundo, está pronto para celebrar 70 anos hoje (8) desafiando todas as adversidades.

Paralisado, obrigado a utilizar uma cadeira de rodas e a falar por meio de um computador, Hawking continua trabalhando incansavelmente para revelar os mistérios do universo e tornar acessíveis ao maior público possível os complicados conceitos da física.

Leia mais: Stephen Hawking completa 70 anos e mostra triunfo sobre a adversidade